AUTORRETRATO EM NOTAS DE RODAPÉ

SELF PORTRAIT IN FOOT NOTES

Artist Book [A5 – Portuguese Edition of 600]. Edital de Edição e Difusão de Obras Literárias Inéditas de Autores Residentes no Espírito Santo - SECULT. Biblioteca Pública Estadual, Vitória, ES, Brazil, 2014.

Autorretrato em Notas de Rodapé é um livro composto de prosa, poesia e contos. Fragmentos de processos do meu cotidiano em diferentes lugares e contextos. Uma mistura de palavras que emergiram de cartas à punho, emails, blog, descrições de performances, cadernos de anotações, rabisco feitos em encontros com amigos, guardanapos de mesa de bar, registros de conversas boa-a-boca. Material coletado no período de 2008 a 2013.

 

O desejo de criar esse livro formado unicamente por notas de rodapé surgiu da metodologia usada durante a escrita da minha dissertação de mestrado. Uma ação despretensiosa e experimental que apliquei com o propósito de criar algumas possibilidades de ‘desvio’ para os leitores. Na dissertação, espantei notas de rodapé de objetividade duvidosa, por vezes obsoleta, na qual, é possível escolher seguir adiante com a leitura ou fazer uma pausa. Um tipo de escritura de borda que tem a função de deslocar o olhar e o pensamento para um outro lugar, para um novo ponto de observação. Talvez, apenas uma tentativa de dar a escrita acadêmica, repleta de regras duras e lógicas próprias, uma brecha. Aqui, neste livro que chamo de autorretrato, 38 notas ganham a função de texto principal, e são elas que compõem o conteúdo. Um conjunto que revela estados de criação, crise, e desassossegos que beiram à ficção.

Carta-Prefácio por Ana Luísa Lima [Curadora e Crítica de Arte]. 

  • Vimeo
  • Facebook
  • Instagram

© 2020 Rubiane Maia